quinta-feira, 8 de maio de 2014

Carreta do Programa Mulheres de Peito ficará um mês em Praia Grande

Mutirão de exames de mamografia é o primeiro resultado da CEI que tramita na Câmara

A partir desta quarta-feira (7), Praia Grande conta com um caminhão do Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado. A carreta itinerante do projeto ficará até o dia 7 de junho, no Espaço Piaçabuçu, estacionamento anexo à Prefeitura, na Rua José Borges Neto, no Bairro Mirim, para a realização de exames de mamografia sem qualquer agendamento prévio.
A vinda do caminhão foi acertada durante reunião realizada no último dia 28 de abril, no Ministério Público, com a presença de membros da Comissão Especial de Inquérito (CEI), da Câmara Municipal, e representantes da Fundação ABC e do Ambulatório Médico de Especialidades (AME). “Este é o primeiro resultado desta comissão, que vai continuar apurando as irregularidades encontradas”, disse a vereadora Janaina Ballaris (PT), presidente da CEI, que criou a comissão motivada por denúncia sobre equipamentos de raio-x e mamografia, que estavam encaixotados no AME há mais de 6 anos.
Para serem atendidas, as mulheres com mais de 50 anos precisam apenas chegar ao local, munidas do documento de identidade (RG) e o cartão SUS, caso tenham. Serão distribuídas 50 senhas diárias. O programa funcionará das 9 às 18 horas, de segunda a sexta-feira, e aos sábados das 9 às 13 horas. Já para quem tem menos de 50 anos, o exame é possível com a apresentação do pedido médico, mesmo que seja da rede particular.
O resultado do exame estará disponível após 48 horas na própria carreta. Dependendo do resultado, a paciente fará o exame complementar de ultrassonografia também no local, em data ainda a ser definida e, em outros casos, também de acordo com o resultado da mamografia, a paciente será encaminha diretamente ao mastologista, no AME.

Comissão - Além da presidente, Janaina Ballaris (PT), a CEI conta com a participação do relator Antonio Eduardo Serrano, o Doutor Serrano (Pros), e os membros: Carlos Eduardo Gonçalves Karan (PDT), Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB) e Benedito Ronaldo César, o Doutor Benedito (PMDB).
A Comissão, criada na sessão do último dia 7 de abril, tem prazo de 90 dias para apresentar relatório conclusivo sobre os equipamentos de raio-x e mamografia, com etiquetas de inventário datadas de 2008, ou seja, encaixotados há mais de 6 anos. As máquinas foram encontradas pela vereadora, durante visita à unidade para apurar denúncia, no último dia 3 de abril.
No próximo dia 21 de maio, o secretário de Estado de Saúde, Davi Uip, será ouvido pela CEI, para prestar esclarecimentos. Além do secretário, serão convidados o superintendente do AME na época, Murilo William Dib, e o presidente da Fundação ABC, Marco Antonio Santos Silva. A reunião irá ocorrer na Câmara Municipal.

0 comentários:

Postar um comentário