quinta-feira, 14 de março de 2013

NOTA - ONG DCM parabeniza o Setor Legislativo pela aprovação da criação da Procuradoria Especial da Mulher, em Praia Grande


Fonte: ONG DCM, com informações da Câmara Municipal de Praia Grande

A ONG DCM parabeniza a iniciativa da vereadora Janaína Ballaris. A ONG DCM luta há mais de 7 anos, em Praia Grande, para que a mulher seja vista como cidadã, em defesa da Violência Doméstica. 

É de extrema importância que o Poder Público abrace esta causa e, não somente o Terceiro Setor. Nossa luta e nossa causa fora ouvida. 

Agradecemos e convidamos que nossa vereadora Janaína Ballaris venha a fortalecer cada vez mais esta luta, que deve surgir da parceria do Primeiro e Terceiro Setor e engajada também no Segundo Setor para que exista apoio para modificar este terrível problema cultural, que é a Violência Doméstica. 

A presidente da ONG DCM já havia enviado uma proposta à última Conferência de Direitos Humanos, em São Paulo para a criação do Centro de Referência da Mulher, assim como a sugestão de uma Casa Abrigo e delegacia 24 horas, de segunda a segunda.

Esperamos que o Poder Público e os representantes de nossa cidade percebam o problema que devemos enfrentar para que a mulher tenha uma vida mais digna. É o objetivo que a DCM deseja alcançar e luta a cada dia.


Confira matéria completa abaixo:


Câmara aprova criação da Procuradoria Especial da Mulher
Órgão irá receber denúncias e acompanhará programas sociais voltados ao público feminino

A Câmara Municipal de Praia Grande aprovou, em segunda discussão, durante a 6ª Sessão Ordinária, realizada na noite desta quarta-feira (13), o Projeto de Resolução nº 02/13, de autoria da vereadora Janaina Ballaris (PT), que cria a Procuradoria Especial da Mulher. O órgão terá o objetivo de ampliar a participação feminina no Poder Público, recebendo e encaminhando denúncias de discriminação e violência contra as mulheres, bem como acompanhando programas sociais e educativos voltados a este público no Município.

A plenária, presidida pelo vereador Sergio Luiz Schiano de Souza, o Serginho Sim (PSB), contou com a presença da deputada estadual, Telma de Souza (PT), que comanda a Procuradoria Especial da Mulher, na Assembleia Legislativa. Em nível estadual, o órgão foi criado no início de 2012 e atualmente está em fase de instalação.

Segundo a deputada, a procuradoria é uma forma do Poder Legislativo atuar no acolhimento da mulher vítima de violência. “Nosso objetivo é garantir apoio à mulher, que tem que fazer sua reclamação e tem vergonha de buscar retaguarda, acolhimento e aconchego. Não se trata de substituir delegacias ou abrigos. O que queremos é somar. Facilitando a triagem para que, essa mulher aconchegada, tenha a possibilidade de um mundo melhor”, explicou Telma.  

A vereadora Janaina destacou que o órgão vai atuar, no Município, em conjunto com a Administração. “Vamos somar esforços para ações que devem ser entendidas e executadas de forma integral e articuladas para uma cultura de paz e exercício de cidadania. Queremos auxiliar na criação de políticas públicas para a mulher. O resgate da autoestima da mulher em situação de violência requer compromisso social, político e pessoal, e este é o convite desafiador que estamos lançando ao criar esta procuradoria”, ressaltou.

Com aprovação da procuradoria, a vereadora já fez a primeira reivindicação ao prefeito. “Peço que estude a implantação de um Centro de Referencia da Mulher, para que possamos garantir o atendimento qualificado e humanizado de mulheres em situação de violência, por meio de formação continuada de agentes públicos e comunitários e ainda com a criação de serviços especializados também para reabilitação ao agressor”, enumerou Janaina.

A vereadora Tatiana Toschi Mendes, a Tati Toschi (PSD), aproveitou o clima da plenária e citou avanços conquistados para benefício das mulheres, como a instituição da Lei Maria da Penha e o direito à aposentadoria para as donas de casa. “Ações como estas protegem e melhoram a qualidade de vida mulher. Hoje em dia, as mulheres tem uma série de atribuições, são importantes para a sociedade, e por conta disso, merecem respeito e reconhecimento”, comentou.

Homenagem – Para encerrar o mês da mulher, a Câmara Municipal promove Sessão Solene na noite do próximo dia 22 de março, às 19 horas. Durante a solenidade, cada um dos 17 parlamentares irá enaltecer uma personalidade feminina do Município, com a entrega do Diploma Professora Graziela Diaz Sterque. O evento, em razão do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de Março, está previsto no Decreto Legislativo 06/2006.

Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

Defesa e Cidadania da Mulher é uma organização não governamental de Praia Grande/SP, nomeada Utilidade Pública e sem fins lucrativos. Desde 2005, atuamos nas bases: social, educacional, profissionalizante e cultural, destinadas à conscientização, assistência e amparo às mulheres de qualquer idade, raça ou religião, possibilitando-a que esta exerça a sua cidadania de forma consciente, visando na erradicação da Violência Doméstica.

0 comentários: