quinta-feira, 22 de novembro de 2012

SAÚDE DCM - Praia Grande disponibiliza testes rápidos de HIV



Fonte: PG Notícias, Por Antonio Cassimiro
   
Campanha ”Fique Sabendo” começa nesta quinta-feira (22), em oito locais, das 9 às 16h

Começa nesta quinta-feira (22) e vai até o dia 1º de dezembro a campanha “Fique Sabendo”, do Programa Municipal DST/AIDS/Hepatite, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap) em parceria com a Secretaria de Promoção Social (Sepros), cujo slogan é “Tire o peso da dúvida! Saber faz a diferença”. Testes rápidos anti HIV poderão ser feitos em oito locais de Praia Grande e os resultados saem em 15 minutos. Atualmente, pelo menos 850 pessoas recebem medicamentos antiretrovirais no Município para tratamento de AIDS, 150 a mais que no ano passado.

Exames também estão disponíveis nas 20 unidades básicas de saúde, das 7 às 10 horas, para HIV e sífilis, porém, nestes locais, os testes serão realizados de forma convencional e os resultados são conhecidos após 15 dias. Segundo a coordenadora do programa na Cidade, Simone de Lara Castro, para se submeter ao teste rápido, basta preencher uma ficha. “Entre outras informações, o interessado declara se tem ou não mantido relações sexuais desprotegidas”, disse.

Conforme a coordenadora do programa DST/AIDS, o uso de preservativo é recomendável mesmo nas relações estáveis. “Esta é a forma mais segura de evitar a doença, principalmente quando não se pode ter certeza se o parceiro teve ou não relacionamento com mais pessoas”, salienta.

Uma gota de sangue retirada do dedo é suficiente para determinar o valor do reagente e obter um diagnóstico com 99,9% de exatidão. O resultado é informado por um assistente social ou psicólogo. Em caso positivo, a pessoa recebe as orientações de como deve proceder para acompanhamento e receber as medicações, caso já tenha desenvolvido a doença. Quem não tiver o vírus, recebe as recomendações de praxe de como se prevenir.

Na Cidade, o tratamento é feito no Cemas, na Avenida Presidente Kennedy, 1.491, no bairro Guilhermina. Os testes anti HIV ocorrem das 9 às 16 horas nos seguintes locais:

Dia 22 – CRAS Forte;
Dia 23 – CRAS Esmeralda;
Dia 24 – Atacadão (Guilhermina);
Dia 25 – PS Quietude;
Dia 26 – CRAS Vila Sônia;
Dia 27 – CEMAS;
Dia 28 – CEMAS;
Dia 29 – Espaço Piaçabuçu (Bairro Mirim);
Dia 30 – CRAS Quietude;
Dia 1/12 – Atacadão.

Postagem Anterior
Proxima Postagens

Postado Por:

Defesa e Cidadania da Mulher é uma organização não governamental de Praia Grande/SP, nomeada Utilidade Pública e sem fins lucrativos. Desde 2005, atuamos nas bases: social, educacional, profissionalizante e cultural, destinadas à conscientização, assistência e amparo às mulheres de qualquer idade, raça ou religião, possibilitando-a que esta exerça a sua cidadania de forma consciente, visando na erradicação da Violência Doméstica.

0 comentários: