quarta-feira, 25 de abril de 2012

ONG DCM participa do Fórum Regional de Pontos de Cultura

Fonte: Da Redação, com informações de PG Notícias

ONG Defesa e Cidadania da Mulher representa Praia Grande com o projeto Construindo o Futuro

ONG DCM participa hoje (25) e amanhã (26) do Fórum Regional de Pontos de Cultura que ocorre na cidade de Bertioga, com a oficina e fábrica artesanal Construindo o Futuro, realizada pela entidade.

Durante o evento, serão realizados debates e mostras artísticas sobre o assunto. Ponto de Cultura é a ação principal do programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, que consiste na potencialização de iniciativas culturais já existentes no País, como capacitações e investimentos em equipamentos. O Fórum acontece no Sesc Bertioga, localizado na Rua Pastor Djalma da Silva Coimbra, 20.

O projeto Construindo o Futuro foi inspirado no trabalho de uma artesã de Itariri, no Vale do Ribeira, que usa como matéria-prima a fibra da banana. “A ideia surgiu após conhecer as peças confeccionadas por essa artesã. Entrei em contato com ela, que se interessou em ensinar o ofício às mulheres que frequentam nossa entidade”, explicou a presidente da ONG, Ana Silvia Passberg de Amorim.

O trabalho, voltado a mulheres de baixa renda e vítimas de violência doméstica, ganhou o título Ponto de Cultura em janeiro de 2010. “Encontros como este são muito importantes, pois o trabalho em conjunto com outros projetos é essencial para difusão da Cultura no País”, explicou Ana Silvia Amorim.

Confira programação completa do fórum:

- 25 de abrilAbertura com o MinC / SEC e Comissão Paulista dos Pontos de Cultura
Manhã - Sistema, Plano Nacional da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, Conferências Setoriais e Conselhos
Tarde - Gestão (Plano de Trabalho, Prestação de Contas, Relatórios, processo de três orçamentos e modelo de contratação)
Noite: Mostra Artística /Intervenção Urbana/Interações Estéticas

- 26 de abrilManhã - Economia Criativa / Solidária / Sustentabilidade
Tarde - Fórum / Comissão Paulista de Pontos de Cultura da Região
Temas: Redesenho do Programa Cultura Viva, formato para o novo edital de + 300 de pontos de cultura no Estado de São Paulo, editais de circulação e ação em rede, editais de mídias livres e redes sociais
Noite: Mostra Artística /Intervenção Urbana/Interações Estéticas

Ponto de Cultura

Uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural do País, o Ponto de Cultura é a potencialização de iniciativas culturais já existentes. Em alguns pode ser a adequação do espaço físico, em outros, a compra de equipamentos ou, como a maioria, a realização de cursos, oficinas culturais e produção contínua de linguagens artísticas (música, dança, teatro, cinema, capoeira, entre outras).

Os projetos selecionados funcionam como instrumento de pulsão e articulação de ações já existentes nas comunidades, contribuindo para a inclusão social e a construção da cidadania, seja por meio da geração de emprego e renda ou do fortalecimento das identidades culturais.

0 comentários:

Postar um comentário