segunda-feira, 4 de julho de 2011

Saúde mobiliza mães para doar leite no período das férias

Fonte: Da Redação

Foto: Divulgação

Estoque nos bancos chega a cair até 50% nesta época do ano



A Secretaria de Estado da Saúde pede a mobilização de mulheres de todo o Estado de São Paulo que estejam amamentando, para que façam a doação de leite materno neste mês de julho.

As baixas temperaturas e, principalmente, o período de férias fazem com que haja queda de até 50% no volume de leite dos bancos, que é usado para alimentar os bebês prematuros ou doentes, que estão internados e necessitam ganhar peso.

Mulheres de qualquer idade, que tenham bebês sendo alimentados exclusivamente com leite materno e que, ainda assim, tenham sobra do alimento, podem ser voluntárias e ajudar outros bebês. As únicas exigências são de que as doadoras não estejam consumindo medicação, drogas ilícitas ou mais de dez cigarros por dia.

A secretaria destaca que, comprovadamente, as mulheres que amamentam e doam o leite evitam o empedramento das mamas e têm  recuperação da forma física de forma mais rápida.

Na maternidade estadual Leonor Mendes de Barros da capital, por exemplo, haverá campanha interna junto às mães neste mês de julho para tentar suprir a necessidade de leite do berçário.

"Nossos bebês [internados na maternidade] são prematuros  e precisam de leite para o ganho de peso e todos os nutrientes para o desenvolvimento futuro. O leite materno é completo, fornece todos os nutrientes necessários. Ele é apropriado ao bebê e funciona como uma espécie de vacina, por isso pode ser considerado insubstituível", disse Corintio Mariani Neto, diretor da unidade.

As mulheres que puderem colaborar podem entrar em contato com os bancos de leite mais próximos de suas residências  para pedir orientação sobre a forma correta de coleta e armazenamento.  A lista completa está disponível no site.

0 comentários:

Postar um comentário