quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Como colaborar com o MEIO AMBIENTE em casa

Fonte: Portal Brasil

Não faltam opções para que o cidadão colabore, dentro de casa ou em outras atividades do dia a dia, para a sustentabilidade e a conservação ambiental. O simples ato de fechar a torneira ao escovar os dentes economiza mais de 10 litros de água; a separação de materiais recicláveis dá origem a novos produtos sem que mais recursos naturais sejam gastos e evita que toneladas de lixo lotem os aterros sanitários; trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes aumenta a iluminação de um ambiente, por muito mais tempo.

Na hora de fazer compras, leve sua própria sacola para guardar os produtos. (*nota da Redação DCM: A ONG DCM dispõe de sacolas lindas e ecologicamente corretas, feitas da fibra da bananeira. Fale Conosco: (13)3495-4913). Se não for possível, aproveite ao máximo o espaço da sacola plástica para que seja usado o menor número de unidades possível. Isso porque esses sacos plásticos são produzidos do petróleo, um recurso não renovável, e muitas delas vão para o lixo, levando cerca de cinco séculos para se degradar. Outras são descartadas de qualquer maneira e entopem bueiros, poluem rios e podem matar animais que as ingerirem.

A coleta seletiva pode ser feita em casa e colabora para que os aterros não fiquem lotados. Dentro de casa, na cozinha, evite o desperdício de alimentos e faça-os durar mais, congelando o que não for consumir logo. Entre 18h e 21h, evite usar eletrodomésticos, como máquinas de lavar roupas, ferro e chuveiro, pois nesse horário o consumo de energia é maior. Se todos reduzissem o uso de eletricidade nesse período, não seriam necessários tantos investimentos em geração e distribuição de energia.

No banho, apenas 5 minutos são suficientes para higienizar o corpo (banhos de 15 minutos consomem 135 litros de água). Além disso, você economiza mais se fechar a torneira enquanto se ensaboa ou lava o cabelo. A água também pode ser poupada ao lavar a calçada de casa ou o carro. No primeiro caso, utilize uma vassoura para retirar a sujeira, pois o uso de mangueira desperdiça mais de 270 litros de água em 15 minutos. Use um balde e um pano para limpar o carro (em 30 minutos com mangueira seriam desperdiçados cinco vezes mais litros de água).

Esses são apenas alguns costumes que o cidadão deve incorporar à sua rotina. Outra forma de exercer a cidadania é se informar sobre as ações do governo, por meio dos ministérios e das secretarias, e procurar entidades de defesa do meio ambiente para obter dicas ou mesmo para ajudá-las. Quanto mais pessoas participam, mais a natureza agradece.

0 comentários:

Postar um comentário