domingo, 21 de novembro de 2010

DICAS PARA CONTROLAR OS SINTOMAS DA TPM COM A ALIMENTAÇÃO E HÁBITOS DE VIDA SAUDÁVEIS


Fonte: Da Redação

Uma dieta correta e a prática de atividade física podem acabar ou, pelo menos, ajudar a amenizar os sintomas causados pela tensão pré-menstrual

A TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais causados por alterações hormonais no período pré-menstrual, que alteram significativamente a vida da mulher. Nesse período é muito comum sintomas como irritabilidade, ansiedade, mau humor, indisposição, tensão nervosa, depressão, dores de cabeça e retenção de líquidos.


Com a chegada do verão, a preocupação feminina de entrar em forma e manter o corpo sarado até o final da temporada aumenta. Porém, quando chega a TPM, muitas vezes, as mulheres acabam ficando inchadas, ainda mais no verão, por causa da alta temperatura.

“Nós buscamos sempre alternativas naturais e saudáveis para o nosso consumidor, pois as pessoas que buscam os nossos produtos procuram um estilo de vida equilibrada físico e psicologicamente”, conta Rafael Yazbek, diretor de Comunicação e Marketing da Natural em Casa.

A nutricionista e colaboradora da Natural em Casa, Doutora Audrey Abe, preparou algumas dicas de alimentos que ajudam a minimizar os sintomas da TPM e acabar com a retenção de líquido e irritabilidade, que tanto incomoda as mulheres.

“A baixa serotonina – substância que traz sensação de bem-estar e prazer – pode ser controlada através do consumo de alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e ácido fólico. Essas substâncias que ajudam a converter o triptofano em serotonina, melhorando a disposição e controlando a oscilação de humor”, explica a nutricionista.

Verifique na lista abaixo alimentos ricos em cada uma destas vitaminas e
minerais:


- Vitamina B6: cereais, banana, leguminosas (soja, grão de bico, feijão, lentilha), oleaginosas (nozes, castanhas).

- Magnésio: vegetais folhosos escuros, cereais integrais, oleaginosas.

- Ácido Fólico: vegetais folhosos escuros crus (rúcula, almeirão, escarola, couve).

- Triptofano: açaí, banana, damasco, cereais integrais.
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